O poder regenerativo das células tronco

Escrito por:

A queda de cabelo pode ser angustiante, até mesmo devastadora para muitos pacientes. Quando você está experimentando a degeneração do tecido que se manifesta como perda de cabelo, as células responsáveis ​​por gerar o cabelo estão morrendo. A única forma de lidar com esse problema de forma saudável é estimular de forma natural a restauração dessas células perdidas. É aí que as células-tronco entram em ação.

O mais recente desenvolvimento na pesquisa com células-tronco mostra uma grande promessa para estimular o crescimento de novos cabelos. Ele aborda o problema de queda de cabelo para homens e mulheres.

Quando o crescimento do cabelo diminui com a idade, muitas pessoas se sentem desanimadas, deprimidas, menos confiantes ou infelizes. A perspectiva de uma queda contínua só piora a situação, e é por isso que a ativação das células-tronco para rescontrução capilar irá revolucionar o universo da terapia capilar.

O efeito regenerativo obtido através da tração cíclica é uma excelente abordagem. Trata-se de ajudar o corpo a se reparar quando, de outra forma, não teria a capacidade de fazê-lo.

Ao contrário de outros tratamentos de transplante capilar que dependem da realocação dos folículos capilares, a terapia capilar é projetada para restaurar o crescimento dos folículos capilares naturais encontrados no couro cabeludo garantindo resultados duradouros.

A restauração capilar com células-tronco é um procedimento inovador de transplante capilar que pode estimular o crescimento do seu próprio cabelo natural usando as células-tronco do seu corpo!

As células-tronco do seu corpo são responsáveis ​​pela cura e reparação dos tecidos. Essas células-tronco são blocos de construção essenciais que podem se transformar em qualquer tipo de célula. A camada de gordura abaixo da pele abriga inúmeras células-tronco mesenquimais. Graças à essa tecnologia revolucionária da tração cíclica, essas células-tronco mesenquimais podem ativadas para aproveitar suas propriedades regenerativas.

Quando ativadas nas áreas próximas da queda de cabelo, suas células-tronco podem ajudar a regenerar os folículos pilosos para restaurar o crescimento adequado do cabelo.

Essencialmente, uma célula-tronco é uma célula capaz de numerosas divisões (em alguns casos, divisões indefinidas). Também é capaz de produzir novas células que o corpo normalmente não produz por conta própria. Isso inclui células nervosas, células cardíacas, células sanguíneas maduras e muitas outras. Quando os folículos pilosos mortos ou danificados param de crescer, o corpo nem sempre os substitui.

Há evidências de que as células-tronco podem ajudar a reativar o crescimento e a reprodução de células em uma área do corpo que antes era muito velha ou danificada para fazê-lo por conta própria. Ao ativar o efeito regenerativo das células no couro cabeludo, os terapeutas capilares irão ajudar os clientes a redescobrir seus cabelos anteriormente espessos e brilhantes.

As células-tronco podem ajudar a tornar os folículos pilosos fracos mais fortes e saudáveis ​​e podem ajudar a reestimular os folículos mais velhos.

Ativando as Células Tronco através do Estímulo Mecânico

A vida depende de processos celulares essenciais, como proliferação, diferenciação e migração celular. Esses processos são influenciados por diversos fatores e interações que requerem um controle robusto para uma regeneração tecidual segura e eficaz.

Os estímulos mecânicos promovidos através da tração cíclica afetam a proliferação, diferenciação e migração celular, bem como determinam a homeostase e o reparo tecidual. Quando usamos um dispositivo de alongamento da pele especialmente projetado, descobrimos que as células-tronco do cabelo proliferam em resposta ao alongamento e a regeneração do cabelo, isso ocorre apenas quando aplicamos a tensão adequada por um período apropriado.

Pesquisas indicam que a proliferação e diferenciação celular podem ser induzidas por estimulação mecânica, para ativar a sinalização química. Portanto, um desafio
nos campos da medicina regenerativa e controle de doenças é entender como as forças orquestram os sinais químicos para iniciar ou sustentar padrões biológicos nos tecidos.

Os pêlos de mamíferos constituem um modelo ideal para abordar esses temas. Sua visibilidade e acessibilidade viabilizam o registro de seus padrões espaço-temporais. Além disso, como os folículos capilares passam por um ciclo contínuo ao longo da vida, eles fornecem uma excelente plataforma para avaliar o potencial de regeneração em resposta à estimulação mecânica.

Além disso, pesquisas confirmaram que os músculos eretores do pelo, que conectam a região protuberante de um folículo piloso (onde residem as células-tronco ciliadas) à membrana basal e desempenham as funções de formação de arrepios e alinhamento do folículo piloso através da contratura muscular, estão envolvidos na ciclo de regeneração capilar

Esses fenômenos despertaram nosso interesse em saber se e como a força mecânica influencia o comportamento das células-tronco in vivo.

Para cumprir esse objetivo de pesquisa, usamos um dispositivo especializado em alongamento da pele que pode identificar como as forças mecânicas afetam a regeneração do cabelo modificando a tensão. Descobrimos que o alongamento mecânico ativa as células-tronco do cabelo e facilitando o crescimento do cabelo sob condições específicas de tensão e duração.

Combinado com os resultados de análises moleculares, bem como manipulação genética e farmacológica, descobrimos que o estiramento estimula a produção de quimiocinas e o recrutamento de macrófagos. Esses macrófagos sofrem polarização e produzem vários fatores de crescimento, como fator de crescimento de hepatócitos (HGF) e fator de crescimento semelhante à nsulina 1 (IGF-1) para induzir a regeneração do cabelo.

A regeneração induzida por estiramento é dependente de tensão/duração

Para avaliar como o alongamento mecânico afeta os folículos pilosos, foi usado um dispositivo de alongamento da pele especialmente projetado que pode ser fixado na pele do dorso para criar um alongamento programável. Camundongos de oito semanas de idade foram usados como cobaia para observar alterações no ciclo capilar em resposta ao alongamento quando seus cabelos foram mantidos na fase telógena fisiológica.

Duas variáveis específicas, tensão e duração do alongamento, foram controladas para parametrizar a eficácia da iniciação anágena e o crescimento do cabelo. No primeiro conjunto de experimentos, a pele foi esticada por 7 dias com diferentes cepas iniciais. Quando a tensão atingiu 33% ou mais, a regeneração capilar foi induzida em toda a área de alongamento. Por outro lado, os folículos capilares permaneceram em uma fase telógena ou de repouso quando a tensão foi inferior a 20%. Esses resultados demonstraram o papel vital da tensão no controle do ciclo capilar.

A regeneração capilar induzida por estiramento depende da tensão e da duração. Alongue-se por 7 dias sob diferentes quantidades de tensão. Observe que a regeneração capilar ocorreu em resposta a 33 ou 40% de tensão, mas não no controle (sem o dispositivo) ou sob 0 ou 20% de tensão para cada grupo.

Estudos têm enfatizado a importância da regeneração induzida por estiramento no entanto, a maioria se concentrou na população de células únicas, como queratinócitos, fibroblastos ou células ósseas muito menos se sabe sobre a complexidade do sistema de organismo vivo composto de população multicelular.

Embora alguns estudos tenham tentado mimetizar o estado in vivo através da cocultura de queratinócitos e fibroblastos, esses sistemas ainda estão longe de representar uma condição fisiológica, pois a existência de anexos cutâneos é negligenciada e o processo inflamatório é proibido sem um sistema vascular. Assim, como a força mecânica ou estiramento afeta o comportamento das células-tronco em sistemas multipopulacionais permanece incerto.

Para superar os desafios acima mencionados, um dispositivo de alongamento da pele in vivo especialmente projetado foi utilizado neste estudo para elucidar o potencial de regeneração dos folículos pilosos em resposta ao alongamento em um sistema de pele de três camadas não simplificado. Demonstramos com ucesso que o alongamento mecânico pode induzir eficientemente a regeneração do cabelo sob condições específicas de alongamento. Este tipo de regeneração é dependente do limiar; isso é semelhante aos nossos resultados. De acordo com nossos achados, foi relatado que a expansão do couro cabeludo humano facilita o crescimento do cabelo; no entanto, o mecanismo subjacente não havia sido investigado em um estudo clínico.

Usando análises moleculares, estudos genéticos e manipulação farmacológica, exploramos o controle hierárquico do estiramento mecânico, indução de quimiocinas, recrutamento de macrófagos, produção de fatores de crescimento e regeneração capilar.

O conceito de ativação alternativa de macrófagos tem acumulado suporte de pesquisa e seus papéis no reparo e regeneração têm sido explorados em diferentes sistemas de órgãos, como os do coração, rim e medula espinhal. Os macrófagos M2 são, portanto, considerados como possuindo potencial terapêutico no tratamento de várias doenças. No entanto, embora seus padrões espaço-temporais para tecidos epiteliais sejam relativamente fáceis de observar e medir, os papéis dos macrófagos M2 na egeneração capilar permanecem amplamente desconhecidos. Estudos demonstraram que macrófagos ativados podem facilitar o crescimento capilar em feridas esclarecendo como a lesão e o reparo afetam a regeneração capilar. No entanto, a polarização dos macrófagos durante a cicatrização de feridas é altamente dinâmica, e os papéis específicos dos macrófagos M2 são difíceis de discernir em um macroambiente tão complicado. No presente estudo, descobrimos que o alongamento mecânico
pode induzir a ativação alternativa de macrófagos, que têm papéis funcionais na regeneração capilar .

Revelámos ainda que os factores de crescimento, especialmente HGF e IGF-1, que são produzidos por macrófagos M2, são mediadores funcionais na regeneração capilar induzida por estiramento. Embora os efeitos positivos dos fatores de crescimento na regeneração capilar tenham sido relatados, seu alto custo limita seu uso na prática clínica. Nosso estudo, portanto, fornece uma abordagem para facilitar a regeneração do cabelo, estimulando fatores de crescimento intrínsecos através da aplicação de força mecânica adequada.